Notícia

Lotep recebe representantes da Loto Potiguar para visita institucional

Publicado em 13/02/2026 às 15h00   Atualizado em 20/02/2026 às 19h56

Lotep recebe representantes da Loto Potiguar para visita institucional

Encontro teve o intuito de compartilhar conhecimentos e estratégias sobre os sistemas lotéricos estaduais


Reforçando sua posição como referência na gestão e regulamentação de jogos, a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) recebeu, nos dias 10 e 11 de fevereiro, uma comitiva oficial da Loteria Estadual do Rio Grande do Norte (Loto Potiguar). A visita institucional faz parte de um processo contínuo de troca de experiências iniciado no ano anterior.

O encontro teve como objetivo o compartilhamento de estratégias de monitoramento, fiscalização e operação de sistemas lotéricos, permitindo que ambas as instituições aprimorem seus modelos de gestão em conformidade com as legislações vigentes.

Comitiva Potiguar

A equipe da Loto Potiguar, enviada pela Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ-RN), foi composta por técnicos e gestores estratégicos: José Rinaldo Fiuza Lima,  Subcoordenador de Monitoramento e Fiscalização da Loteria Estadual do RN; e Geraldo Marcelo Cabral de Souza - Auditor Fiscal do Tesouro Estadual.

Os servidores foram recebidos pela equipe da Lotep, que se organizaram logística e estrategicamente para receber os colaboradores lotéricos e proporcionar trocas benéficas em diversos setores das Instituições. Christinny Sanson, servidora da Lotep, explica sobre a  gestão de softwares e sistemas de monitoramento utilizados pela autarquia | Foto: divulgação.

Cooperação Interestadual

Para o superintendente da Lotep, Petrônio Rolim, a recepção da equipe potiguar consolida a importância da integração entre as loterias estaduais do Nordeste. Durante os dois dias de imersão, foram discutidos temas como a transparência nos sorteios, a segurança jurídica dos apostadores e o fortalecimento do Jogo Responsável, pauta em que a Paraíba tem se destacado nacionalmente.]

Além disso, durante as reuniões técnicas, os representantes das duas autarquias aprofundaram o diálogo sobre a gestão de softwares e sistemas de monitoramento. A servidora Christhiny Sanson destacou a importância de alinhar as ferramentas tecnológicas às necessidades regulatórias, reforçando que a troca de conhecimentos sobre plataformas de gestão é essencial para garantir a segurança das operações e a transparência dos dados coletados."Nós, da Lotep, ficamos muito honrados com a visita dos nossos colegas da loteria potiguar. É sempre um privilégio compartilhar nossas experiências e o aprendizado que acumulamos. Discutir a gestão de softwares com eles foi muito produtivo, pois, embora tenhamos casos de sucesso consolidados para mostrar, o intercâmbio sobre novas tecnologias é um processo contínuo. A Loto Potiguar traz um modelo novo e estamos totalmente prontos para colaborar, unindo nossa experiência de mercado com as inovações que o setor exige atualmente", afirmou Christhiny.

A visita reafirma o compromisso das instituições em modernizar suas operações e garantir que os benefícios gerados pela exploração dos jogos sejam revertidos em investimentos sociais para as populações de seus respectivos estados.

Sobre a LOTO POTIGUAR

A Loteria Estadual do Rio Grande do Norte (Loto Potiguar) é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-RN), responsável pela exploração do serviço público de loterias no estado do Rio Grande do Norte. Eles estão no processo de estruturação da Loto Potiguar e, em breve, irão inaugurar oficialmente a loteria.

"Enxergamos na Lotep um pilar basilar para a nossa legislação. Atualmente, estamos amadurecendo a implementação do nosso software de gestão de camadas e nos espelhamos no modelo licitatório utilizado aqui. Mas, além disso, buscamos uma solução que aproveite a vasta experiência da Lotep no manejo de informações. Viemos absorver esse conhecimento sobre como recepcionar dados de operadores e meios de pagamento, observando como a Lotep processa tudo isso para gerar dados gerenciais estratégicos, independentemente da dependência de um software”, comenta Geraldo Marcelo.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Loteria do Estado da Paraíba – LOTEP
WhatsApp